Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação de Tapurah - MT

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROJETO "Minha Cidade tem Memória"

Os professores Cleomar Eterno de Campos, Tiago Luiz Moro, Danyela Regina Wikoski, Bárbara Plazezuski, Rafael Bitiati Bianchini, Suellen Sorgatto F. Argenta e José Antônio Vieira. Estão desenvolvendo nas disciplinas de História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa, o levanto histórico cultural da cidade de Tapurah - MT, onde possibilitará o trabalho com a realidade mais próxima das relações sociais e ambientais que se estabelecem entre educador/educando/sociedade e o meio em que vivem e atuam. A história local é o espaço primeiro de atuação do homem, por isso, precisa configurar também essa proposição de oportunizar a reflexão permanente acerca das ações dos que ali vivem como sujeitos históricos e cidadãos.
O referido projeto conta ainda com o apoio do Programa União Faz a Vida através da Sicredi e seus parceiros, além disso, há colaboração da TV Buritis para que esse trabalho posteriormente possa ser editado e publicado.
Assim sendo, esse projeto pode configurar-se como um espaço da construção do conhecimento, onde a observação, pesquisa, leitura, produção de texto, imagens, debates, seminários e entrevistas possibilitarão uma reflexão crítica das transformações ocorridas no espaço geográfico de Tapurah, desenvolvendo a relação entre a teoria e prática, tornado aos agentes envolvidos construtores da realidade social vivenciada no passado, no presente como busca da identidade local
.


Foto 02 Casas dos Barelas

Foto 08 Primeira Escola
Foto 05 Abertura das primeiras estradas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto "NATUREZA LIMPA"

Nas fotos abaixo os alunos estão: produzindo brinquedos com garrafas pets; cartazes; seminário sobre Meio Ambiente e planio de árvores, essas atividades fazem parte do Projeto Natureza Limpa desenvolvido pelos professores Tiago Luiz Moro e Maria Aparecida Marmentini nas turmas 6ª C e 6ª D da Escola Municipal Vinícius de Moraes-Tapurah/MT.

Montagens e Molduras para Fotos

Montagens e Molduras para Fotos








quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Poesias "Pátria"

Este trabalho foi realizado pelos alunos da 7ª série “A”. Em virtude da semana da Pátria, os mesmos produziram poesias relacionadas a esse tema, aprendendo não só o gênero textual poesias, como também demonstrar o sentimento pela Pátria.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011



UM CONTO DE CLASSE


Era uma vez um Substantivo, ele tinha muitos adjetivos. Certo dia conheceu Interjeição, filha de Pronome e Preposição, que foi logo dizendo:
__ Olá, Substantivo prazer em conhecê-lo, sou Interjeição.
Respondeu Substantivo:
__ Meu Deus! Até parece que te conheço de algum lugar!
__ Deve ser daquela redação – replicou Interjeição.
__ Ah! Sim! Aquela que não estava muito coesa e coerente, agora me lembro, estavam presentes os Artigos, os Verbos, os Numerais e todas as Conjunções, mas que pena, faltaram as pontuações e as acentuações, eles são importantíssimos, talvez se estivessem, teríamos mais clareza e objetividade.
__ Verdade, como não lembrar desta redação, o Título teve uma briga feia com o Tema, pois queriam assumir o mesmo papel, mas não foi só isso, a Conclusão queria vir depois da Introdução, deixando para trás o desenvolvimento, que “papelão”.
__ Mas deixa pra lá, me diga, o que você faz?
__ Minha função é nomear todas as coisas e seres em geral. E você? Me conte, qual sua função?
__ Eu sou uma palavra invariável que expressa estados emocionais, sensações e estados de espíritos.
__ Nossa! Que legal!
E assim termina esse conto, pois os personagens têm muito a produzir: frases, orações, períodos, textos e etc.
Professor: Tiago Luiz Moro


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Livro de Poesias

Este livro foi produzido pelos alunos da 6ª série C e 6ª série D da Escola Municipal Vinícius de Moraes – Tapurah-MT. Primeiramente foi lançada a proposta de produzirmos um livro para a segunda feira do livro, optamos pelo gênero textual “Poesias” e a partir daí estudamos todas as suas estruturas. Discutimos sobre vários temas e chegamos à conclusão que trabalharíamos “O Meio Ambiente”, tendo em vista, tantos horrores e descasos com relação a esse tema.
Assim escolhido o tema, debatemos em sala sobre o mesmo, produzimos um texto dissertativo a respeito, e tendo-o bastante esclarecido, passamos as produções poéticas.
Com isso os alunos aprenderam não só o gênero textual poesia, mas também a ter mais responsabilidade com o Meio Ambiente.

Clique no link abaixo e vejas todas as poesias deste livro.